top of page

Os hormônios e o envelhecimento da pele: uma ideia inovadora

Updated: Nov 1, 2023

Uma série de fatores influenciam as taxas e a velocidade de envelhecimento da pele, tais como: diferentes etnias, cujo envelhecimento cutâneo está relacionado principalmente às diferenças na pigmentação; variações anatômicas, idade, poluição, excesso de exposição solar, falta de sono, dietas desequilibradas, hábitos como o de fumar e beber em excesso, falta de uso de hidratantes e cremes adequados para a idade, e dentre todos os fatores, um dos mais importantes envolvidos no processo de envelhecimento é o sistema hormonal.


O sistema endócrino (hormonal), afeta tanto a pele masculina como a feminina, no entanto é um sistema particularmente importante para as mulheres, pois produz e regula hormônios que afetam a beleza da pele e que diminuem com a idade. Entre os hormônios que afetam diferentes a pele, os mais importantes são os estrógenos, testosterona e hormônios produzidos pela tireoide.



Os estrógenos são hormônios produzidos em determinados órgãos, como os ovários, e em menor quantidade pelas glândulas suprarrenais. A relação dos estrógenos com a pele é extremamente importante, pois os eles afetam a espessura, a formação de rugas e a umidade cutânea. Os estrógenos aumentam naturalmente a concentração do ácido hialurônico, que é responsável pelo equilíbrio dos fluídos e a integridade estrutural da pele. E também influenciam o aumento da produção de colágeno, que está envolvido na manutenção da espessura epidérmica adequada, permitindo que a pele permaneça hidratada e sem rugas.


Da mesma forma, um bloqueio ou desequilíbrio no chakra básico (primeiro chakra), que está ligado as glândulas suprarrenais, e principalmente no chakra sexual (segundo chakra), que está ligado às gônadas (ovários e testículos), ocasionam disfunções nos níveis de estrogênio na mulher, o que consequentemente irá acelerar o processo de envelhecimento da pele. A testosterona está envolvida na produção de sebo na pele, e é por isso que as mulheres sofrem com o aumento da oleosidade ou acne adulta quando os hormônios se desequilibram durante a menstruação ou menopausa. Os efeitos dos andrógenos, como a testosterona, sobre a pele são importantes em homens e mulheres, pois ambos podem experimentar efeitos de níveis alterados de androgênio.


A glândula tireóide produz dois hormônios tireoidiano que influenciam entre outras coisas, no ressecamento da pele. Um excesso desses hormônios, resulta em uma pele que transpira muito e a falta dele, resulta em uma pele seca e muito grossa, dificultando a transpiração e a consequente eliminação de toxinas.


O sexto chakra (coronário), quando em desequilíbrio, também afeta a beleza da pele, pois ele controla a produção de estrogênio pelas outras glândulas.


Viu como é importante equilibrar os seus centros energéticos se você quer ter uma pele realmente bonita? Os florais de Bach e as orgonites são potentes ferramentas para este equilíbrio e consequentemente, para a beleza da sua pele.


56 views0 comments
bottom of page